
Os Hospitais do Grupo Marista lançaram um projeto para incentivar a inovação na área da saúde: o Ciclo de Inovação Hospitalar (CIH). Cinco startups foram selecionadas para trabalhar com demandas dos Hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat, ambos localizados em Curitiba.
O CIH contou com mais de 60 projetos inscritos e cinco equipes foram selecionadas por uma banca composta pelos diretores José Octávio da Silva Leme Neto, do Hospital Marcelino Champagnat, Dr. Juliano Gasparetto, do Hospital Universitário Cajuru, e Fernando Luciano Bittencourt, da Agência PUC Inovação, para passarem por um ciclo de pré-aceleração na Hotmilk, aceleradora de startups da PUCPR. Durante 50 dias, as equipes receberam treinamento em metodologias desenvolvidas de startups, mentorias e oficinas de design thinking para melhorar o modelo de negócios.
Para a coordenadora de programas de aceleração da Hotmilk, Caroline Aguiar, as equipes selecionadas receberam a capacitação necessária para estruturação do projeto e torná-lo um negócio viável. “As startups receberam uma trilha de conhecimento por meio de oficinas de empatia, marketing, estruturação jurídica e financeira, treinamento de pitch para melhorar a proposta de valor de seus projetos”, completa.
O projeto que se destacou durante o CIH será revelado na próxima quinta-feira (09), no evento DEMODAY do Ciclo de Inovação Hospitalar, na Agência PUC inovação. Confira as startups que receberam a pré- acelerarão e estão entre as finalistas:
AirCare: aplicativo para pessoas com asma (possibilita ao médico monitorar e acompanhar o paciente asmático nas crises com o objetivo de aumentar os índices de aderência ao tratamento.
HealthCare: controle e rastreabilidade de instrumental cirúrgico.
Preveni: ferramenta integrada ao sistema hospitalar para prevenção de úlcera por pressão.
Wilson Care: aplicativo de cuidador de idosos virtual (concierge, botão de emergência, agenda de remédios e medições).
ZHealth: blockchain para unificar dados/histórico dos pacientes conectado ao sistema de prontuários.