Contribuintes que optam pela declaração do modelo completo do Imposto de Renda (IR) podem destinar parte do valor devido a instituições filantrópicas e, assim, reduzir o imposto a pagar. Essa iniciativa permite transformar a realidade de centenas de pessoas atendidas por projetos sociais aprovados pelas leis de incentivo à cultura e ao idoso, como os do Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba (PR), que atua 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio da destinação de parte do imposto devido, é possível ajudar de maneira direta a garantir melhoria da infraestrutura hospitalar e da experiência no atendimento.
Neste ano, os recursos arrecadados serão destinados ao projeto Cuidado Integral – Alta Segura e Bem-Estar, que tem como objetivo garantir a desospitalização segura a pacientes em situação de vulnerabilidade. Durante a internação, o paciente receberá orientações sobre os cuidados no pós alta hospitalar. Além disso, será entregue um kit com alguns insumos necessários, indicados pelo médico, para auxiliar nos primeiros dias do tratamento domiciliar.
As doações refletem diretamente na qualidade, abrangência e acessibilidade dos serviços de saúde oferecidos à população, tornando o atendimento mais humano e eficiente. O impacto é imediato: ao contribuir, o doador ajuda a oferecer cuidados médicos adequados para quem mais precisa. “A doação do Imposto de Renda é um gesto simples, mas de um impacto enorme para o hospital. Quando a população nos escolhe para destinar parte desse valor, ela está ajudando a transformar a realidade de milhares de pacientes que dependem do sistema público de saúde”, explica Juliano Gasparetto, diretor-geral do Hospital Universitário Cajuru. “São recursos que viabilizam melhorias em infraestrutura, aquisição de equipamentos e capacitação de profissionais. Cada doação é um incentivo para o cuidado e segurança com a saúde de todos”, complementa.
Como doar
O processo é simples, seguro e não gera custos extras. Para doar, o contribuinte deve optar pelo modelo completo da declaração do Imposto de Renda e seguir o passo a passo disponível no site do hospital. O sistema calcula automaticamente o valor máximo permitido para destinação: no caso de pessoas físicas, é possível doar até 6% do imposto devido ao longo do ano-base ou até 3% no momento da declaração. Já para pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, é permitido destinar até 1% via Lei do Idoso ou até 4% por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
É essencial que, após realizar a destinação do valor ao Fundo pelo sistema da Receita Federal, o contribuinte — pessoa física ou jurídica — entre em contato com o hospital pelo e-mail [email protected], enviando os seguintes documentos: DARF da doação, comprovante de pagamento, nome completo, CPF, endereço e telefone. No assunto da mensagem, deve constar: “doação direcionada ao Hospital Universitário Cajuru”. Para quem que tem imposto a pagar, o valor doado será abatido da quantia devida. Já no caso de restituição, o valor doado é adicionado à restituição a ser recebida, com correção pela taxa Selic.
Os doadores ainda podem acompanhar a aplicação dos recursos pelas redes sociais do hospital, pela revista de resultados divulgada anualmente ou entrando em contato diretamente com o setor de captação de recursos, pelo WhatsApp (41) 9208-9141 ou pelo e-mail [email protected].