Direitos e Deveres dos Pacientes

Os Direitos dos Pacientes no Hospital Universitário Cajuru são:

  • Direito de ser informado sobre todos os seus direitos, as normas e regulamentos do Hospital e como se comunicar com os responsáveis para obter informações, esclarecimentos de dúvidas e apresentação de reclamações;

  • Direito a receber atendimento digno, seguro, atencioso e respeitoso, com privacidade por parte de todos os profissionais do Hospital, sem distinção de raça, credo, cor, idade, sexo, diagnóstico ou qualquer outra forma de preconceito;

  • Ser identificado pelo nome completo, conforme registro de nascimento. Não ser tratado por números, códigos ou de modo genérico, desrespeitoso ou preconceituoso;

  • Identificar o profissional responsável direto ou indiretamente por sua assistência, por meio de crachá funcional, que deverá ser mantido em local de fácil visualização, como parte integrante do uniforme de cada categoria profissional;

  • Receber segurança contra qualquer tipo de agressão, bem como garantia de privacidade quando solicitado;

  • Receber informações claras, simples e compreensíveis em relação ao seu tratamento;

  • Consentir ou recusar, de forma livre e voluntária, após esclarecimentos e adequada informação, procedimentos diagnósticos ou terapêuticos a serem realizados como parte de seu tratamento;

  • Receber, quando solicitar, toda e qualquer informação sobre os medicamentos que serão administrados. Válido para paciente ou acompanhante;

  • Receber na alta orientações, dos procedimentos e cuidados a serem realizados na continuidade do tratamento em domicílio, bem como, receitas digitadas ou escritas com caligrafia legível, onde conste nome, assinatura e carimbo do profissional que as emitir, com o número do registro do respectivo conselho;

  • Ter resguardada a confidencialidade de informações a seu respeito, por meio da manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública;

  • Receber visitas em horários que não comprometam as atividades dos profissionais aos pacientes internados, de acordo com as normas e regulamentos do Hospital;

  • Ser avaliado e gerenciado quanto à sua dor conforme protocolo de avaliação e tratamento da dor;

  • Consultar uma segunda opinião médica, quando por ele desejável, sem sofrer constrangimento pela decisão manifestada. Nessas situações, os honorários da segunda opinião serão responsabilidade do paciente. Todo médico deve ser cadastrado no Hospital, garantindo a qualidade e segurança.

Os Deveres dos Pacientes no Hospital Universitário Cajuru são:

  • Fornecer informações precisas, completas e acuradas sobre o seu histórico de saúde, doenças prévias, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados à sua saúde;

  • Informar as mudanças inesperadas de seu estado de saúde atual aos profissionais responsáveis pelo seu tratamento;

  • Demonstrar o entendimento das ações que estão sendo efetuadas ou propostas visando à cura dos agravos à sua saúde, à prevenção das complicações ou sequelas, sua reabilitação e à promoção de sua saúde, fazendo perguntas sempre que tiver dúvidas;

  • Seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional que o assiste, sendo responsável pelas consequências de sua recusa;

  • Conhecer e respeitar as normas e regulamentos do Hospital descritos no Manual do Paciente e Acompanhante;

  • Respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, colaboradores e prestadores de serviços do Hospital;

  • Zelar, e solicitar que os seus visitantes e acompanhantes também o façam, pelas propriedades do Hospital colocadas à sua disposição para o seu conforto e tratamento;

  • Participar do seu plano de tratamento e alta hospitalar ou indicar quem possa fazê-lo;

  • Atender e respeitar a proibição de fumo nas dependências do Hospital, extensivo aos seus acompanhantes, conforme a legislação vigente.