5 dicas para cuidar do seu coração

A prevenção é a melhor amiga do coração, não há dúvidas. Sabendo disso, confira 5 dicas para cuidar do seu coração.

A prevenção é a melhor amiga do coração, não há dúvidas. Sabendo disso, conseguimos ter uma maior consciência sobre a importância do ato de se prevenir antes de tratar, proporcionando qualidade de vida a longo prazo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Já no Brasil, foram mais de 230 mil pessoas que morreram por doenças cardiovasculares. A maior parte se encontrava na faixa etária entre 70 e 79 anos.

Além da pressão alta, há outros vilões que prejudicam o bom funcionamento do coração. Entre eles, segundo a OMS, estão: dietas inadequadas, diabetes, sedentarismo, uso de tabaco e uso nocivo do álcool.

Mas o lado bom é que você pode adotar algumas medidas que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Confira:

  1. Alimente-se de forma saudável: estudos mostram que o consumo de frutas e verduras com variedade está associado à redução na mortalidade. Prefira grãos integrais no lugar dos refinados: a recomendação é consumir produtos com, ao menos, 51% de cereais integrais na composição.
  2. Escolha alimentos minimamente processados: o consumo exagerado desses alimentos, gera efeitos como sobrepeso, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
  3. Reduza o consumo de açúcares presentes na comida, adicionados às bebidas e o consumo de sal, principalmente, presente nos alimentos processados, enlatados e embalados.
  4. A prática regular de atividade física está entre as principais recomendações. No entanto, quando o exercício físico é muito intenso e sem a devida recuperação do corpo, podem ocorrer lesões cardíacas e distúrbios no ritmo dos batimentos.
  5. Acompanhamento de um cardiologista: mesmo sem apresentar sintomas, realizar consultas e exames de forma regular é uma forma de prevenção, além de colaborar na efetividade de um possível tratamento.

Realize seu check-up periodicamente e consulte um cardiologista.

Veja também:

Conheça as histórias de vida de pessoas que foram salvas pelo Hospital Universitário Cajuru

Compartilhe este post!