Assembleia Legislativa homenageia os 65 anos do Hospital Universitário Cajuru

Por proposição do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD) e aprovada por unanimidade por todo colegiado legislativo, aconteceu nessa terça-feira (5) no Plenário Deputado Waldemar Daros, a sessão solene em comemoração aos 65 anos de serviços prestados pelo Hospital Universitário Cajuru à sociedade do estado do Paraná.

Na cerimônia foram entregues diplomas de Menção Honrosa que concede votos de louvor para congratular profissionais, médicos, professores, alunos, religiosos, voluntários e pacientes, que personificam os mais de 3000 seres humanos que fazem do Hospital Universitário Cajuru um prédio vivo, dedicado à vida.

O proponente da sessão, deputado Traiano, destacou a importância deste hospital que atualmente é o único hospital do Paraná com atendimento 100% SUS. “Nada mais justo do que nós prestarmos esta homenagem a história do Hospital Cajuru pelos relevantes serviços prestados na área de saúde do nosso estado. Nosso objetivo é reconhece o trabalho não apenas dos profissionais médicos, dos diretores, mas valorizarmos também toda a estrutura do hospital desde o mais humilde servidor que ajudaram a fazer com que este hospital chegasse ao patamar que hoje está. Umas das grandes referências do país na área de saúde”.

“Gostaria de lembrar que a história dos Irmãos Maristas, baseada e sustentada nos princípios de seu maior patrono, Marcelino Champagnat, traz o ensinamento cristão, a obediência social e humanitária, como pontos primordiais em tudo que este grupo extraordinário tem feito pelos cidadãos paranaenses e brasileiros em todos esses anos. Não só no campo social e da medicina. Mas como escola presente. Lembramos que o Hospital Cajuru, leva em seu nome, “Universitário”, é um braço, uma extensão de ensino da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, outra referência educacional em solo paranaense”, concluiu o presidente Ademar Traiano.

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), participou da sessão solene e declarou que “é uma justa homenagem proposta pelo nosso presidente, deputado Traiano, nos 65 anos do Hospital Universitário do Cajuru, uma instituição que tantos serviços já prestou ao estado do Paraná. É preciso ressaltar o quanto eles foram importantes na pandemia, trabalharam no limite, mas salvaram inúmeras vidas. Gostaria de cumprimentar e parabenizar a todos os funcionários por tantos anos de belíssimos serviços prestados aos paranaenses”.

A líder do Bloco Parlamentar da Saúde Pública e vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Márcia Huçulak (PSD), declarou que “o Hospital Cajuru é reconhecido pelas suas diversas especialidades como os atendimentos de trauma e urgência, neurocirurgia, cardiologia e é um hospital que tem a história junto com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná na formação de muitos profissionais de saúde. Além do ensino e da pesquisa a assistência é um diferencial para o estado do Paraná. Então parabenizo a Casa e o nosso presidente Ademar Traiano pela iniciativa desta justa homenagem”.

O diretor-geral do Hospital Universitário Cajuru doutor Juliano Gasparetto relatou que “a instituição só pôde continuar a sua história porque muitos que estão nessa mesa garantiram a continuidade e a excelência do Hospital Cajuru no momento crítico que todo sistema de saúde passou quando saiu da pandemia, que foi um momento muito complicado, não só por todas as vidas perdidas, mas o sistema todo teve que se organizar da noite para o dia, mas principalmente no que veio depois. Como se reorganizar diante de um ciclo inflacionário global, a cadeia de suprimentos escassa, sem que pudéssemos comprar medicamentos, oxigênio e no ano passado, talvez um dos piores momentos que tivemos na saída da pandemia, que era como continuar nos anos de 2023 e 2024. Como financiar o Sistema se não tínhamos como iniciar o próximo ano? ”

“Na época o presidente Ademar Traiano, o deputado Alexandre Curi, a então secretária municipal de Saúde e hoje deputada Márcia Huçulak e o vereador Marcelo Fachinello que estava na Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, graças a mobilização de vocês para destinação de recursos de custeio vindos do governo do estado e também do orçamento do município de Curitiba, sem nenhum apoio de instâncias maiores, conseguiram garantir que os grandes hospitais permanecessem abertos. Então toda a comunidade deve para os que estão aqui nesta mesa hoje um agradecimento especial pelo que fizeram e saibam que esta articulação de vocês foi o que manteve o Sistema de pé. E o que fizemos com este recurso, que é o mais importante informar. Estamos levando o Hospital Cajuru a ser o primeiro hospital do estado do Paraná com atendimento 100% SUS, com recursos do pagador de impostos a um padrão internacional de qualidade e segurança”, concluiu o diretor Gasparetto.

Antes do término da solenidade, o presidente e o primeiro-secretário da Assembleia anunciaram que a Casa está viabilizando, junto à Secretaria de Estado da Saúde, um novo tomógrafo para o Hospital Cajuru. “Nada mais justo, numa noite de celebração como esta, nós, enfim, darmos esse presente pelos relevantes serviços que o Hospital Cajuru presta à sociedade paranaense”, destacou Traiano.

História

Inaugurado em 1958, até o ano de 1977 pertenceu a União dos Ferroviários, sendo adquirido pela Associação Paranaense de Cultura. Atualmente o Hospital Cajuru integra a área de saúde do Grupo Marista prestando serviços de atendimento à saúde, formando profissionais e mantendo o contínuo desenvolvimento do ensino e da pesquisa.

A diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Grupo Marista, senhora Carmem Murara participou da sessão solene e afirmou que “é muito gratificante para nós do Grupo Marista, o Hospital Universitário Cajuru receber esta homenagem. Este hospital cumpre uma função social muito relevante e responsável. E para o Grupo Marista é a materialização do que nós acreditamos, os nossos valores, a nossa missão que é de levar saúde e educação principalmente para a população que mais necessita. Hoje o Hospital Cajuru é pautado pela qualidade no atendimento, pela humanização e na busca constante de reconhecimento e das acreditações porque estamos lidando com vidas e ao atuar com vidas é preciso atuar de uma maneira muito responsável”.

O prefeito em exercício de Curitiba, vereador Marcelo Fachinello, participou do evento e declarou que “o hospital Cajuru é referência, um hospital porta aberta que atende toda população além das fronteiras de Curitiba e por isso é necessário reconhecer essa história ligada à Universidade e sem dúvida nenhuma é preciso valorizar os profissionais que estão lá e todo trabalho que esta instituição presta para a população do Paraná”.

Em 30 de agosto de 2023, o Hospital Universitário Cajuru completou 65 anos de serviços prestados à sociedade e fazendo parte da história de Curitiba. Desde sua fundação já teve mais de 1 milhão de pacientes atendidos, motivo de orgulho pelas muitas vidas que ajudou a salvar. Atualmente é referência em atendimentos críticos para o SAMU e para o SIATE, é o maior captador de órgãos para transplante do Paraná, e único hospital filantrópico de alta complexidade que atende exclusivamente o SUS, o que já lhe valeu prêmios e reconhecimento nacional.

Uma das principais escolas de medicina do estado, recebeu muitos selos de qualidade e excelência, como a Acreditação ONA 1, em 2022, que coloca o Hospital Universitário Cajuru no rol de único Hospital 100% SUS do Paraná. A Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) é um processo que visa reconhecer as organizações de saúde que implementaram as melhores práticas de qualidade, de acordo com os padrões e requisitos definidos pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação.

Compuseram a Mesa o proponente da sessão solene e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD), o primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), a deputada Márcia Huçulak (PSD), o deputado Soldado Adriano José (PP) e a deputada Flávia Francischini (União Brasil); o diretor-geral do Hospital Universitário Cajuru, doutor Juliano Gasparetto; a diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Grupo Marista, jornalista Carmem Murara; o diretor-médico do Hospital universitário Cajuru, doutor Jarbas da Silva Motta Júnior; o diretor do corpo clínico do Hospital Cajuru e professor de Ortopedia, doutor Jamil Soni e o decano da Escola de Medicina da Pontifícia universidade Católica do Paraná e médico do Hospital Cajuru, doutor José Knopfholz.

Reprodução: Assembleia Legislativa do Paraná

Fotografia: Orlando Kissner/Alep

Compartilhe este post!