Biblioteca Solidária do Hospital Cajuru permite que crianças continuem os estudos no período de internação

O setor de Escolarização Hospitalar do Hospital Cajuru (HUC) promoveu um encontro, no dia 14 de setembro de 2018, entre educadores do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) e colaboradores das alas infantis do Hospital Cajuru, para discutirem sobre assistência educacional em hospitais e atendimento domiciliar.

O objetivo foi reunir educadores, professores e colaboradores que atuam na educação hospitalar para trocar ideias e experiências com o objetivo de ampliar o serviço no hospital. Para a coordenadora do setor de escolarização hospitalar do HUC, Niura Bicalho, o projeto que teve início em 2017, permite que os professores realizem seus trabalhos educacionais com as crianças que são internadas na ala infantil do hospital de trauma. “O setor educacional tem a função de incluir as crianças que muitas vezes estão fora da escola. O projeto da biblioteca solidária vem de encontro com a nossa missão, que é de despertar o interesse das crianças pelo estudo”, ressalta Bicalho.

Segundo Ana Rapha Nunes, escritora infantil e participante do encontro, a literatura ajuda as crianças que estão em tratamento nos hospitais. “A literatura ajuda as crianças a viajar a outros mundos, e sair do ambiente hospitalar, dando uma tranquilidade para superar aquele momento”, explica a escritora. Um exemplo de superação é João Lucas Bezerra, vítima de um atropelamento em 2015. O jovem ficou internado no Hospital Cajuru durante 24 dias e recebeu aulas no leito para não perder o ano letivo.

João Lucas retornou ao HUC no encontro de educadores e muito emocionado discursou a todos. “Foi aqui onde tudo começou. Eu superei. Eu tenho muito a agradecer”, João Lucas encontrou uma maneira de continuar sua jornada, hoje é para-atleta internacional de natação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

A Biblioteca solidária foi um projeto idealizado pelo Hospital Cajuru, com o apoio do setor de Projeto Comunitário da PUCPR. Além disso, eles receberam apoio dos alunos de jornalismo e filosofia para angariar doações de livros a biblioteca. Hoje a biblioteca conta com um acervo de mais de 1.200 exemplares.

Confira abaixo o vídeo sobre a biblioteca solidária: https://www.youtube.com/watch?v=BgBAzyonb4c&t=36s

Agência Keyword – Agência Experimental de alunos de Jornalismo PUC-PR

Compartilhe este post!