Campanha de Carnaval alerta população sobre acidentes evitáveis

Lesões graves por prática esportiva e de aventura, uso de ferramentas e acidentes de trânsito são comuns e podem sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde

Lesões graves por prática esportiva e de aventura, uso de ferramentas e acidentes de trânsito são comuns e podem sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde

Carnaval é uma data de diversão e lazer, mas também de preocupação para profissionais que lidam com a saúde, a segurança e o bem-estar da população. Para alertar sobre a importância do cuidado com a vida durante o feriado prolongado, o Hospital Universitário Cajuru desenvolveu uma campanha de conscientização especial. A iniciativa tem como principal objetivo alertar a população sobre ações do cotidiano que acabam lotando os prontos-socorros de Curitiba e Região Metropolitana.

Como unidade de referência para trauma, a instituição 100% SUS realiza, em média, 147 mil atendimentos ao ano – principalmente de urgência e emergência. Dos pacientes que chegam ao pronto-socorro, uma grande parcela é composta por pessoas que sofreram acidentes de trânsito. Mas, além dessas vítimas, o Hospital recebe muitas lesões graves relacionadas à prática esportiva e de aventura, à acidentes domésticos com fogo, queda por altura ou uso de ferramentas e à casos de violência.

De acordo com o coordenador médico do Hospital Universitário Cajuru, José Rodriguez, essas emergências têm um aspecto particular: a maioria delas é evitável. “São atendimentos que podem gerar grande impacto para os serviços de urgência e emergência do SUS”, explica. “É hora de pensar na saúde pública como um todo e buscar agir de forma preventiva. Ser responsável no trânsito, por exemplo, é decisivo para diminuir os acidentes e evitar uma sobrecarga ainda maior ao sistema de saúde”, completa.

Compartilhe este post!