Dia Internacional de Higienização das Mãos

Hospitail Universitário Cajuru promove ações especiais para alertar sobre o controle de infecções hospitalares

O dia 5 Maio é conhecido como o Dia Internacional de Higienização das Mãos. Em referência a data e para alertar os profissionais da saúde sobre a importância que o simples gesto de higienizar as mãos representa na luta contra as IRAS – Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde, o HUC promoveu, palestras, teatros, blitz e distribuição de brindes  nos corredor da instituição para os colaboradores.

Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontam que as mãos são a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência de um paciente. A pele humana funciona como um reservatório desses microrganismos, que podem ser transferidos de uma superfície para outra por meio de contato direto (pele com pele) e indireto (com objetos e superfícies).

A higienização das mãos tem o objetivo de remover sujeiras, suor, oleosidade, pêlos, células mortas e microrganismos, ajudando assim no controle e prevenção de infecções causadas pela transmissão deles. Estudos mostram que 20 a 30% das infecções relacionadas à assistência à saúde podem ser evitadas com uma boa adesão à higienização das mãos.

Ajude a controlar a infecção hospitalar, pergunte ao profissional de saúde se ele higienizou as mãos antes de te atender;

  1. Antes do contato com o paciente
  2. Antes da realização de procedimento asséptico
  3. Após risco de exposição a fluidos corporais
  4. Após contato com o paciente
  5. Após contato com áreas próximas ao paciente

 

Compartilhe este post!