O dia 5 Maio é conhecido como o Dia Internacional de Higienização das Mãos. Em referência a data e para alertar os profissionais da saúde sobre a importância que o simples gesto de higienizar as mãos representa na luta contra as IRAS – Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde, o HUC promoveu, palestras, teatros, blitz e distribuição de brindes nos corredor da instituição para os colaboradores.
Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontam que as mãos são a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência de um paciente. A pele humana funciona como um reservatório desses microrganismos, que podem ser transferidos de uma superfície para outra por meio de contato direto (pele com pele) e indireto (com objetos e superfícies).
A higienização das mãos tem o objetivo de remover sujeiras, suor, oleosidade, pêlos, células mortas e microrganismos, ajudando assim no controle e prevenção de infecções causadas pela transmissão deles. Estudos mostram que 20 a 30% das infecções relacionadas à assistência à saúde podem ser evitadas com uma boa adesão à higienização das mãos.
Ajude a controlar a infecção hospitalar, pergunte ao profissional de saúde se ele higienizou as mãos antes de te atender;
- Antes do contato com o paciente
- Antes da realização de procedimento asséptico
- Após risco de exposição a fluidos corporais
- Após contato com o paciente
- Após contato com áreas próximas ao paciente