Heliponto do Hospital Universitário Cajuru é inaugurado

O heliponto do Hospital Universitário Cajuru (HUC) foi inaugurado oficialmente na tarde desta terça-feira (6). A estrutura erguida com recursos estaduais será mais uma opção de pouso em Curitiba e região para agilizar a transferência e o atendimento de vítimas de eventos de maior gravidade, além de facilitar o transporte de órgãos para transplante.

“Como somos um hospital com vocação para atendimentos de trauma, o grande ganho dessa nova estrutura está ligado ao transporte de pacientes graves. Essas pessoas precisam de uma porta de entrada rápida para receber atendimento efetivo o quanto antes”, afirma o coordenador médico do HUC, José Fernando Pereira Rodriguez.

O diretor-geral da área de saúde do Grupo Marista, Álvaro Quintas, ressalta que o heliponto do Cajuru dará mais suporte a atendimentos aéreos de emergência na Região Norte da cidade. “O socorro bem feito e a agilidade no atendimento salvam vidas. O Hospital Universitário Cajuru é 100% SUS e está sempre com as portas abertas para a comunidade”, diz Quintas. O HUC faz mais de 4 mil atendimentos de emergência todos os meses.

O transporte de órgãos para transplante também será beneficiado com a nova estrutura, reforçando a atuação de referência do HUC nessa área. “O heliponto também será usado para buscar e levar órgãos, já que a doação e o transplante muitas vezes dependem de velocidade e tempo para serem efetivados com sucesso”, explica Rodriguez.
Investimento

A obra do heliponto custou R$ 3,9 milhões, vindos do governo estadual, e faz parte das ações da Rede Paraná Urgência. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Beto Richa e do secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, entre outras autoridades. “Essa nova estrutura é um avanço para este que é um dos principais hospitais do Paraná. Para a eficiência da rede, é importante termos hospitais preparados para receber os pacientes atendidos pelo resgate aéreo”, disse Richa.

Todas as equipes de enfermagem do Pronto Socorro do HUC participaram recentemente de capacitação com o Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar para estarem ambientadas com a aeronave e preparadas para receber os pacientes de forma segura e rápida.

* Fotos: João Borges

Compartilhe este post!