O Grupo Marista apresenta fraternas condolências à Arquidiocese de Curitiba ante a notícia da morte do arcebispo de Curitiba Dom Moacyr José Vitti. Além de figura representativa na Igreja Católica, o religioso era, desde 2004, grão-chanceler da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), pertencente ao Grupo Marista.
O superior provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul, Ir. Joaquim Sperandio lembra que Dom Moacyr José Vitti, advindo da vida consagrada, era uma pessoa muito acolhedora, de cultura ampla e significativa, sempre presente e apoiador da Missão Marista.
“Dom Moacyr José Vitti era uma pessoa afável e bondosa. Sempre muito presente e ouvinte. Um verdadeiro manso de espírito. Como sacerdote Estigmatino, ele tinha um apreço especial pela vida religiosa consagrada. Ao longo do tempo, demonstrou apoio às unidades da Missão Marista, como os Colégios e Centros Sociais, especialmente da PUCPR. Era interessado e se alegrava com as vitórias nestes campos de missão”.
Consternado, o Grupo Marista sente muito o seu passamento e se recolhe em oração rogando a Deus para que Dom Moacyr José Vitti seja recompensado na eternidade pela compaixão com que conduziu suas ações durante sua vida consagrada e ministério a serviço a Arquidiocese de Curitiba.
Nascido em Piracicaba, em 30 de novembro de 1940, Dom Moacyr José Vitti ordenou-se sacerdote em 16 de dezembro de 1967. Em 9 de maio de 2004, foi nomeado arcebispo metropolitano de Curitiba pelo Papa João Paulo II.
Ir. Joaquim Sperandio
Superior Provincial da PMBCS
Ir. Délcio Balestrin
Presidente do Grupo Marista