Hospitais Universitário Cajuru e Moinhos de Vento (RS) realizam projeto com foco na segurança do paciente

Instituição de Curitiba é a única no Paraná selecionada para participar do Projeto Paciente Seguro, do Ministério da Saúde

O Hospital Universitário Cajuru (HUC) recebeu nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, representantes do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, para a segunda etapa do Projeto Paciente Seguro. O Núcleo de Segurança do Paciente do HUC acompanhou a auditoria educativa realizada pela farmacêutica, Priscila Bernardi, a enfermeira Fernanda Boaz, coordenada pela médica Elenara Ribas. Nesta etapa foram discutidos processos relacionados a segurança no uso de materiais e medicamentos, cirurgia segura, quedas e lesão por pressão.

De acordo com o coordenador da qualidade do HUC, Rodolfo Kogeratski, a auditoria avaliou processos assistenciais que estão sendo desenvolvidos conforme metodologia do Institute for Healthcare Improvement (IHI) em parceria com da Instituição de saúde de Porto Alegre. “Aprendemos por meio do Hospital Moinhos de Vento e IHI uma nova forma de implantar e gerenciar boas práticas no cuidado da saúde, e estamos aplicando em 2017 este novo modelo.”

Comprometidos com o projeto que busca garantir a segurança na assistência oferecida aos pacientes, o Hospital Cajuru foi indicado para apresentar as ações já desenvolvidas desde a implantação do projeto, no 1° Encontro Internacional Projeto Paciente Seguro, em março.

O Hospital Universitário Cajuru representa o Paraná e está entre as 15 instituições de saúde escolhidas no país para participação do projeto, uma parceria da ANVISA, que conta com a coordenação do Hospital Moinhos de Vento.

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o projeto tem como objetivo treinar profissionais e adotar mecanismos para aprimorar o atendimento, com a finalidade de garantir a segurança e diminuição de riscos dos pacientes, além de reduzir custos.

Compartilhe este post!