Higienização das Mãos

Campanha de Higienização das Mãos do Hospital Universitário Cajuru reforça o combate à infecção hospitalar

Para sensibilizar seus colaboradores da importância da higienização de mãos no combate aos riscos de infecção hospitalar, o Hospital Universitário Cajuru promoveu, de 28 de outubro a 1º de novembro, a quinta edição da Campanha de Higienização das Mãos. Além de palestras e capacitações durante a semana, os colaboradores do HUC tiveram a oportunidade de testar, pela primeira vez, sua técnica de higienização de mãos com a black box, uma caixa com luz negra que demonstra se a higienização foi realizada corretamente ou não. A ação tem o objetivo de reforçar os cinco momentos nos quais a higiene das mãos é necessária pelas propostas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as mãos são a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência de um paciente. A pele humana funciona como um reservatório desses microrganismos, que podem ser transferidos de uma superfície para outra por meio de contato direto (pele com pele) e indireto (com objetos e superfícies). A higienização das mãos tem o objetivo de remover sujeiras, suor, oleosidade, pelos, células mortas e microrganismos, ajudando assim no controle e prevenção de infecções causadas pela transmissão deles. Como uma das principais causas de mortes nos hospitais, a infecção hospitalar pode ser prevenida com medidas simples e eficazes, como passar o álcool em gel. No ambiente hospitalar, a lavagem das mãos só é necessária quando houver sujidade visível, caso contrário, na assistência à saúde recomenda-se o álcool para higiene das mãos. Estudos mostram que de 20% a 30% das infecções relacionadas à assistência à saúde podem ser evitadas com uma boa adesão à higienização das mãos.

De acordo com a infectologista e gestora do Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (NECIH), Dra. Maria Esther Graf, a adesão dos colaboradores foi grande e, desde sua primeira edição, a utilização de placas que mostram a cultura de bactérias em recipientes de vidro têm tido um bom resultado, já que os colaboradores do Hospital estão entendendo a importância da utilização do álcool em gel após lavar as mãos. “Eles precisam ver para crer”, ressalta. A utilização das black box também contribuíram para este resultado.

No Brasil, a cultura da utilização do álcoolem gel vem se desenvolvendo somente desde 2009, quando a OMS reforçou essa importância. Assim, a infectologista afirma que ações como essas auxiliam o entendimento dos profissionais de saúde e os sensibilizam a aderirem a esses procedimentos.

No primeiro dia da campanha, os organizadores do evento montaram um local na entrada do Hospital para distribuir folders e informar sobre a ação que ocorreria. Para garantir que todos os colaboradores fossem atingidos, a equipe fez visitas (blitz, como eles denominaram) nos setores e em todos os horários, inclusive na troca de turno e plantões dos profissionais.

A Campanha de Higienização das Mãos do Hospital Universitário Cajuru foi veiculada em rede nacional no Jornal Hoje (TV Globo), além de ter sido divulgada no Paraná TV 1ª edição (GRPCOM).

Compartilhe este post!