O que fazer ao presenciar um acidente de trânsito? Qual o efeito do álcool no organismo e o que ele prejudica na direção? Por que o uso do celular é perigoso? Esclarecimentos como estes serão dados pela equipe do Hospital Universitário Cajuru (HUC), referência em trauma no Paraná, a alunos do Ensino Médio prestes a se tornarem motoristas de automóveis ou motocicletas durante a campanha “Motorista de 1ª viagem”, que acontece entre os dias 19 e 23 de setembro. Em uma dinâmica diferente das palestras habituais, emergencistas do Hospital farão um tour pelo Pronto-Socorro, ala de internamento de acidentados de trânsito e um bate papo esclarecedor sobre os riscos dos acidentes de trânsitos, os problemas causados por eles e as formas de ser um condutor responsável. A ação promovida pelo hospital pelo segundo ano consecutivo faz alusão à Semana Nacional de Trânsito, que acontecerá entre os dias 18 e 25 de setembro.
Em parceria com o Detran, um carro e três motos que se envolveram em acidentes de transito serão alocados no estacionamento do HUC, para alertar os pacientes e familiares sobre os riscos da imprudência e importância de um trânsito seguro.
Números do trânsito apontam os motociclistas como as maiores vítimas
Referência em atendimento ao trauma, o hospital recebeu 8.446 pacientes que se envolveram em acidentes de trânsito, em 2015. Número que assusta ao atingir a marca de, aproximadamente, 23 pacientes por dia, em todo o ano. Entre as pessoas assistidas no pronto-socorro do HUC estão 4.520 vítimas que se envolveram em acidentes com motos, representando, aproximadamente, 53% dos atendimentos.
Em 2016, o Hospital Universitário Cajuru já atendeu, no primeiro semestre, 4.235 vítimas de acidentes envolvendo motos, carros, caminhões, bicicletas e pedestres. Deste total, 2.129 tinham o envolvimento de motocicletas, representando quase 50% das ocorrências.