Hospital Cajuru realiza cirurgia de retocolite ulcerativa com técnica pioneira no país

O serviço de coloproctologia do Hospital Universitário Cajuru (HUC) realizou, no dia 04 de abril, uma cirurgia pioneira no manejo da retocolite ulcerativa. Trata-se de uma cirurgia de confecção do reservatório ileal por TAMIS (Transanal Minimally Invasive Surgery), técnica minimamente invasiva que disseca o reto, de baixo para cima, com auxílio de um portal de laparoscopia, colocado no canal anal.

O procedimento foi comandado pelo coloproctologista Dr. Paulo Gustavo Kotze e realizado em uma paciente jovem, portadora de retocolite ulcerativa que já havia sido operada previamente em outro estado. De acordo com o especialista, a técnica de cirurgia transanal também é utilizada para tratamento do câncer de reto onde inúmeros procedimentos já foram realizados no Brasil. Porém, o reservatório para retocolite foi realizado pioneiramente pela equipe do HUC.

“A vantagem dessa técnica é a visualização mais clara e completa dos planos da pelve, além de maior segurança na anastomose, junção do reservatório feito por intestino delgado com o canal anal da paciente”, explica Kotze. A paciente evoluiu sem complicações e novos procedimentos estão agendados com a mesma técnica para os próximos meses.

O serviço de coloproctologia do HUC é referência nacional e internacional no manejo clínico e cirúrgico das doenças inflamatórias intestinais, sendo palco de várias preceptorias com médicos brasileiros e estrangeiros sobre essas doenças.

Compartilhe este post!