Entre os dias 07 e 11 de abril, o Ministério da Saúde promoveu a Semana Nacional de Humanização, nos hospitais que realizam atendimentos SUS, em todo o país. As atividades, que consistiam entre palestras, rodas de conversas, apresentações artísticas, campanhas internas e blitz com os colaboradores, tinham como objetivo congregar esforços e realizar atividades de humanização nas diversas esferas do atendimento em saúde.
A Santa Casa de Misericórdia de Curitiba realizou, durante a semana, palestras, apresentação de dança do grupo da Associação Paranaense de Portadores de Parkinson, acolhida aos familiares dos colaboradores e rodas de conversas.
O Hospital Universitário do Cajuru promoveu “blitz” para divulgar a humanização no hospital. A abordagem, realizada com os colaboradores de todos os setores e de todos os turnos, era feita com músicas e paródias que envolviam o tema.
De acordo com Adriana Martins, Coordenadora de Atendimento e Internamento do HUC, cartazes eram entregues com uma frase sobre humanização, além disso, fotos foram produzidas para divulgação em um mural. “De um modo geral esta semana está sendo muito produtiva, pois, a participação dos funcionários está próximo de 100%”, contou.