O Hospital Universitário Cajuru, de Curitiba, inaugura na tarde desta sexta-feira (01), às 14h, o espaço da Pastoral do Trânsito. A iniciativa tem a finalidade de acolher e dar suporte espiritual a familiares e pacientes durante o internamento e após a alta hospitalar. O atendimento será realizado por voluntários treinados, em um espaço exclusivo localizado no pronto-socorro do Hospital.
A inauguração do espaço faz parte da segunda etapa do projeto no Hospital Marista, que foi lançado em maio de 2018. Na primeira etapa, novos voluntários receberam treinamento e capacitação para realizar o atendimento. A Pastoral do Trânsito é uma parceria entre o Grupo Marista e a Arquidiocese de Curitiba e tem o objetivo de combater a violência no trânsito em três frentes: educação, vias urbanas e saúde. O Hospital Universitário Cajuru recebe mensalmente 600 pacientes vítimas do trânsito.
Para a coordenadora do Serviço de Voluntariado dos Hospitais Maristas, Nilza Maria Brenny, o projeto possibilita que a família receba atenção e apoio espiritual. “É um momento muito delicado quando o familiar chega para saber notícias da vítima. Os voluntários da Pastoral do Trânsito estão treinados para tranquilizar e acolher essa pessoa”.
A Pastoral do Trânsito foi idealizada por estudantes de Teologia da PUCPR e levou dois anos para sair do papel. “Hoje, infelizmente, o trânsito mata mais que o câncer no Brasil. Somos um dos países mais violentos no trânsito e o público mais vulnerável são motociclistas jovens do sexo masculino”, completa o professor de Teologia da PUCPR, Cesar Leandro Ribeiro.