Hospital Universitário Cajuru inaugura espaço da Pastoral do Trânsito

Voluntários oferecem acolhimento e suporte a familiares e vítimas do trânsito

O Hospital Universitário Cajuru, de Curitiba, inaugura na tarde desta sexta-feira (01), às 14h, o espaço da Pastoral do Trânsito. A iniciativa tem a finalidade de acolher e dar suporte espiritual a familiares e pacientes durante o internamento e após a alta hospitalar. O atendimento será realizado por voluntários treinados, em um espaço exclusivo localizado no pronto-socorro do Hospital. 

A inauguração do espaço faz parte da segunda etapa do projeto no Hospital Marista, que foi lançado em maio de 2018. Na primeira etapa, novos voluntários receberam treinamento e capacitação para realizar o atendimento.  A Pastoral do Trânsito é uma parceria entre o Grupo Marista e a Arquidiocese de Curitiba e tem o objetivo de combater a violência no trânsito em três frentes: educação, vias urbanas e saúde. O Hospital Universitário Cajuru recebe mensalmente 600 pacientes vítimas do trânsito. 

Para a coordenadora do Serviço de Voluntariado dos Hospitais Maristas, Nilza Maria Brenny, o projeto possibilita que a família receba atenção e apoio espiritual.  “É um momento muito delicado quando o familiar chega para saber notícias da vítima. Os voluntários da Pastoral do Trânsito estão treinados para tranquilizar e acolher essa pessoa”. 

A Pastoral do Trânsito foi idealizada por estudantes de Teologia da PUCPR e levou dois anos para sair do papel.  “Hoje, infelizmente, o trânsito mata mais que o câncer no Brasil. Somos um dos países mais violentos no trânsito e o público mais vulnerável são motociclistas jovens do sexo masculino”, completa o professor de Teologia da PUCPR, Cesar Leandro Ribeiro.

Compartilhe este post!