HUC participa de mutirão de prevenção de câncer colorretal

Nesta sexta-feira, 20 de novembro, Curitiba receberá o Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal, promovido pela SOBED – Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. No evento, os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) da capital paranaense terão a oportunidade de realizar exames de colonoscopia no Hospital Universitário Cajuru, com o objetivo de obter o diagnóstico precoce da doença, que acomete pessoas acima dos 50 anos.

Durante o mutirão os pacientes receberão instruções sobre como prevenir o câncer colorretal em fase inicial e de lesões pré-cancerosas. Durante a ação também serão realizados exames de colonoscopia, que permite visualizar o interior do reto, cólon e parte do íleo terminal (final do intestino delgado). A previsão é que cerca de 80 procedimentos serão realizados em pacientes previamente selecionados.

Entre 8h e 18h, o HUC oferecerá atendimento aos pacientes que tenham exames de sangue oculto positivo e com mais de 50 anos, com risco aumentado em relação ao restante da população de desenvolver câncer colorretalo. A colonoscopia é o exame mais eficaz para a prevenção do câncer colorretal.

Além dos exames, o hospital promoverá também palestras, às 9h e 14h, no auditório da instituição, para a população leiga e não leiga para abordar “Como e Porquê Prevenir o Câncer do Intestino”

O objetivo da SOBED é divulgar a doença e conscientizar a população sobre os métodos preventivos, sobretudo na fase inicial, quando existem as chances de cura. O câncer colorretal é um tumor que pode surgir em qualquer parte do colón, reto ou canal anal. Começa na parte superficial do intestino, atingindo camadas mais profundas com o passar do tempo.

Em Curitiba, a ação também terá a parceria do Hospital de Clinicas da UFPR. O Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal já passou por Campinas (SP), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO).

Serviço

Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal

Local: Hospital Universitário Cajuru

Data: 20 de Novembro – 8h às 18h

Palestras – Gratuitas para a população

Exames – Gratuitos para pacientes pré-selecionados

Compartilhe este post!