Com foco no combate à infecção hospitalar, HUC promove campanha de higienização das mãos

Estudos mostram que de 20% a 30% das infecções relacionadas à assistência à saúde podem ser evitadas apenas com higienização correta das mãos

Entre os dias 26 e 31 de outubro, o Hospital Universitário Cajuru – HUC – promoverá ações para sensibilização e conscientização dos profissionais da saúde e pacientes, sobre a importância da higienização das mãos para combater as IRAS – Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde. Como uma das principais causas de mortes nos hospitais, a infecção hospitalar pode ser prevenida com medidas simples como o uso do álcool em gel.

Segundo a infectologista e coordenadora do Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar – NECIH, Dra. Maria Esther Graf, a higienização das mãos é reconhecida mundialmente como a maneira mais eficaz na assistência à saúde. “É a medida que mais previne as IRAS, mas a adesão é complexa, pois configura um desafio contínuo ao envolver comportamento humano”.

Durante toda a semana serão realizadas visitas nas unidades de internamento, exibição de vídeos explicativos e distribuição de brindes e álcool gel para médicos, enfermeiros, auxiliares e pacientes. Para a infectologista, ações como essas promovem segurança e qualidade para as pessoas durante a internação, “as vantagens dessas práticas são inquestionáveis, desde a redução da mortalidade dos pacientes até a redução de custos associados ao tratamento dos quadros infecciosos”.

Higienização que salva vidas

“A medida que a higiene das mãos, comprovadamente, é a medida mais eficaz para prevenir IRAS, e essas representam uma causa significativa de mortalidade no ambiente hospitalar, verifica-se que, higienizar as mãos salva vidas”, afirma Esther.

Para evidenciar a necessidade da higienização de maneira correta, nos dias 28 e 29, os colaboradores do HUC terão a oportunidade de testar, através da black box, uma caixa com luz negra que demonstra as impurezas presentes da pele, se a higienização foi realizada corretamente ou não.

Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as mãos são a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência de um paciente. A pele humana funciona como um reservatório desses microrganismos, que podem ser transferidos de uma superfície para outra por meio de contato direto (pele com pele) e indireto (com objetos e superfícies).

A higienização das mãos tem o objetivo de remover sujeiras, suor, oleosidade, pelos, células mortas e microrganismos, ajudando assim no controle e prevenção de infecções causadas pela transmissão deles. Estudos mostram que de 20% a 30% das infecções relacionadas à assistência à saúde podem ser evitadas com uma boa adesão à higienização das mãos.

Encontre o álcool em gel com o NECIH

Neste ano, o NECIH do HUC preparou uma ação especial para os profissionais da saúde. Além das blitz, os colaboradores também poderiam buscar dentro de uma piscina de bolinha um vidro de alcool em gel, a principal arma contra as infecções hospitalares. De um jeito divertido, o hospital mostrava a importância da adesão à campanha.

Compartilhe este post!