O Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba (PR), irá promover a II Semana da Qualidade e Segurança do Paciente, entre os dias 3 e 6 de abril. O evento contará com a participação de convidados externos, como a enfermeira Fernanda Boaz Lima Jacques, que abordará o Projeto Paciente Seguro, o qual o HUC está participando em parceria com o Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre e com o Ministério da Saúde. Fernanda é enfermeira formada pela PUCRS e especialista em cardiologia, gestão de risco e segurança hospitalar. Atualmente é consultora do Projeto Paciente Seguro.
A enfermeira da Qualidade do HUC Elaine Maria Marcelino, falará sobre o tema: “Como manter a qualidade e a segurança assistencial por meio de ideias criativas e viáveis em um Hospital 100% SUS.” Este é um projeto do Escritório da Qualidade, que reúne as ideias criativas de todos os colaboradores que ajudam na manutenção e implementação de processos de segurança assistencial dos pacientes. Todos os colaboradores do Hospital fazem parte da busca pelo melhor atendimento possível de seus pacientes, vendo nos desafios e dificuldades as mais interessantes oportunidades e amadurecimento profissional e pessoal.
Do Hospital Estadual Mario Covas do Estado de São Paulo, participará a enfermeira da Qualidade Maria Isabel Malatesta, graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, com pós graduação em saúde pública e MBA Executivo em Saúde pela FGV. Ela irá comentar sobre qualidade x custos – relacionado ao risco de quedas de pacientes intra hospitalar.
Abril é caracterizado como o mês da Segurança do Paciente, e o Escritório da Qualidade do Hospital Universitário Cajuru compartilha esta iniciativa e traz este momento como uma oportunidade a todos os colaboradores da saúde em pensar sobre a qualidade e a segurança de nossos pacientes.