Médicos do Grupo do Joelho do HUC realizam cirurgia inédita no Paraná

Com nova técnica para lesões da cartilagem do joelho, células são capazes de cicatrizar sequelas

O Hospital Universitário Cajuru(HUC) realizou na última quarta-feira, 03, pela primeira vez no Paraná, uma cirurgia para tratamento de lesão da cartilagem do joelho com uso de membrana de colágeno. O procedimento pioneiro no estado foi realizado pela equipe coordenada pelo chefe do grupo do Joelho do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HUC, Fabiano Kupczik.

Segundo o especialista, há diversas técnicas para o tratamento das lesões da cartilagem do joelho. Contudo, os resultados a médio e longo prazo não são muito bons devido à dificuldade de reparar a cartilagem original. “Com o uso de uma membrana derivada de colágeno, produzida comercialmente, a nova técnica permite que as células permaneçam no local da lesão e não se espalhem pela articulação do joelho, pois essa membrana é colada na lesão, permitindo o desenvolvimento das células com consequente cicatrização da lesão da cartilagem”, explica Kupczik.

Como a cartilagem do joelho não possui irrigação sanguínea, essa técnica consiste na realização de microfraturas no osso logo abaixo da cartilagem, gerando um microsangramento local da onde migram células pluripotenciais que auxiliam na cicatrização do defeito ou “buraco” na cartilagem, se transformando num tecido muito parecido com a cartilagem original. Iniciada na Europa há 7 anos, a técnica foi introduzida no Brasil há um ano em São Paulo.

A cirurgia é indicada para pacientes com lesões isoladas na cartilagem, sem excesso de peso e sem doenças associadas. Segundo o cirurgião do HUC “ainda não pode ser indicada para a artrose avançada do joelho, onde a cirurgia de prótese total do joelho é a melhor indicação”.

Em outubro de 2015 o Hospital Universitário Cajuru se tornou a primeira instituição de saúde paranaense e a sexta no Brasil a receber o certificado da ISAKOS – International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine. Com a certificação, o hospital se tornou referência internacional como centro de treinamento em cirurgia de joelho.

Compartilhe este post!