Paciente realiza procedimento de transplante de pele no HUC e apresenta boa recuperação

O Hospital Universitário Cajuru (HUC) realizou neste mês de novembro de 2020 um transplante de pele em um paciente que sofria das consequências de um acidente ocorrido no ano de 2019. O paciente é um homem de 30 anos que passa bem e apresenta boa recuperação da cirurgia e da cicatrização da pele recebida. O procedimento é inédito no HUC e é de grande importância para a população que necessita de atendimento 100% SUS.

A cirurgia de enxerto de pele foi coordenada pelo cirurgião plástico Fernando Kupper, do HUC. A equipe que participou da cirurgia contou ainda com profissionais da residência médica em cirurgia plástica do HUC.

O homem que precisou realizar a cirurgia havia sofrido um acidente e recebido atendimento no HUC no final de 2019. Na época, conforme explica o cirurgião plástico, foram realizadas algumas cirurgias ortopédicas e foi necessário realizar retirada de uma parte da pele de uma das coxas.

Contudo, o organismo do paciente teve dificuldades de cicatrizar esse procedimento. “Até poderíamos fazer um enxerto utilizando a pele dele de outra parte do corpo para que essa cicatrização acontecesse, como é feito comumente. Porém, havia o risco de ele desenvolver o mesmo problema novamente”, diz o médico.

Para o procedimento realizado em novembro de 2020, foi utilizado um tecido de um banco de pele vinculado ao Hospital Evangélico Mackenzie. “Esse enxerto usado nesta cirurgia é utilizado pelo organismo como um curativo biológico para que o paciente desenvolva a própria pele”, explica.

Com alguns dias de tratamento após a cirurgia de transplante de pele, o cirurgião plástico identifica boa evolução no quadro de saúde do paciente. “Ele tem apresentado melhora e o ferimento que havia na perna não está mais com sangramento”, diz. Para o médico, ter esse procedimento em um hospital 100% SUS é uma importante referência para a população que necessita de cirurgias de transplantes de pele e de órgãos.

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS. Está orientada pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

Compartilhe este post!