Paulo Kotze participa do Global UC Summit, evento da área da coloproctologia

Professor de Medicina da PUCPR e médico do Hospital Universitário Cajuru (HUC) falou sobre as indicações de cirurgia e sua relação com os medicamentos utilizados por pacientes.

O professor do curso de Medicina da PUCPR, médico do Hospital Universitário Cajuru (HUC) e do Hospital Marcelino Champagnat (HMC), Paulo Kotze, foi um dos oito professores convidados para participar do evento Global UC Summit. Realizado nos dias 26 e 27 de abril, em Paris, o evento focou as novas estratégias de tratamento da Retocolite Ulcerativa inespecífica, e teve como palestrantes alguns dos gastroenterologistas mais experientes do mundo no manejo das doenças inflamatórias intestinais. Na ocasião, foi realizado o lançamento mundial da medicação Adalimumabe para Retocolite Ulcerativa.

Paulo Kotze com os médicos Sandborn e RutgeertsDentre os oito professores convidados, Kotze fui o único cirurgião envolvido no programa. Ele proferiu a palestra com o tema “Defining the Time for Invasive Intervention in Ulcerative Colitis”, que focou as indicações de cirurgia e sua relação com os medicamentos comumente utilizados por esses pacientes. Após a palestra, uma discussão acalorada sobre o tema foi realizada em mesa redonda com os médicos e professores William Sandborn (da Universidade de La Jolla, EUA) e Paul Rutgeerts (da universidade de Leuven, na Bélgica).

No Brasil, a coloproctologia, habitualmente, trata Crohn e Colite Ulcerativa de forma clínica e cirúrgica, o que oferece uma visão muito diferente do tratamento. Também existe a preocupação com a cronicidade das doenças em si, não somente com o momento da cirurgia. A maneira de ver os pacientes em longo prazo chama a atenção dos estudiosos estrangeiros.

Os serviços de coloproctologia do HUC e do HMC são referência nacional no manejo das doenças de Crohn e Retocolite Ulcerativa, com destaque mundial. A linha de pesquisa em doenças inflamatórias intestinais melhora ao longo dos anos, com foco em terapia clínica e cirúrgica das doenças.

*Na foto, Paulo Kotze com os médicos Sandborn e Rutgeerts.

Compartilhe este post!