Voluntariado se reinventa para manter atividades durante a pandemia

Mesmo que a distância, equipes de voluntários dos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat seguem com ações que buscam a solidariedade e o conforto dos pacientes e colaboradores

No dia 5 de dezembro é celebrado o Dia Internacional do Voluntariado, e a pandemia do novo coronavírus motivou uma reinvenção dessa atividade. Mesmo com as restrições impostas para a segurança de pacientes, familiares e colaboradores, muitos integrantes da equipe de 288 voluntários e voluntárias do Hospital Universitário Cajuru e do Hospital Marcelino Champagnat continuaram oferecendo apoio e dedicação a distância para melhorar o atendimento aos pacientes.

Conforme a coordenadora do voluntariado e da pastoral dos hospitais, Nilza Brenny, a alternativa partiu tanto das equipes de saúde quanto do interesse da equipe de voluntariado de continuar atuante. “O voluntariado é uma equipe que está sempre disposta a ajudar pacientes de alguma maneira. Nós sabemos que mesmo nesse momento de pandemia eles permanecem dispostos a tirar os pacientes da realidade de isolamento junto com os colaboradores e sabem da necessidade que as pessoas internadas e as famílias têm de acolhimento”.

Novas ações, mesmo que a distância

Com o aumento da demanda por máscaras, um grupo de voluntárias passou a se dedicar na confecção desse equipamento de proteção individual (EPIs), que é essencial para a proteção de todos. “Em conjunto com a confecção, criamos a ação do transporte solidário: os voluntários fazem a busca pelo material necessário para a costura e levam até as costureiras. Depois eles trazem as máscaras para as equipes de saúde”, explica Nilza.

Além dessa ação, outras que eram feitas presencialmente passaram a ser realizadas a distância e transmitidas para pacientes, familiares e colaboradores. Essa ação conta com a ajuda do Robios, um robô que visita as pessoas nos leitos e transmite mensagens de solidariedade e acolhimento. A pastoral faz o agendamento da visita do robô ao paciente e, dessa forma, acontece a transmissão de apresentações de voluntários vestidos de palhaços e de uma violinista, que toca músicas para os ouvintes.

Vontade de voltar

Como coordenadora da equipe de voluntários, Nilza também se dedica, diariamente, a enviar mensagens ou fazer ligações a eles. “Os nossos voluntários querem voltar e sentem a importância de estar ligados às ações de solidariedade. Por isso, eu tenho feito esse contato, para mantê-los ativos e unidos, explicando o quanto eles são importantes e que logo estaremos juntos de novo”, afirma.

O voluntariado dos hospitais

O Hospital Universitário Cajuru e o Hospital Marcelino Champagnat contam com diversas ações beneficentes de voluntariado. Antes da pandemia, os voluntários eram divididos em várias equipes que atuavam desde o atendimento telefônico, visitas solidárias aos pacientes e atividades voltadas à descontração, como contação de histórias. Vestidos de palhaços e prontos para alegrar pacientes e familiares, alguns são chamados de Vigilantes da Alegria. Outra atividade é conhecida como Doutores da Beleza, que contribuem com a autoestima de quem está internado, com um corte de cabelo ou barba.

Assim como o cuidado com o paciente, os voluntários também ajudam a melhorar a rotina dos colaboradores. Uma das atividades é chamada de “cuidando de quem cuida”, com o uso da técnica de Reiki. Também são realizadas palestras motivacionais para os colaboradores.

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS. Está orientada pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

Sobre o Hospital Marcelino Champagnat

O Hospital Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de Check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Compartilhe este post!