Laboratório de Imunogenética

Um dos maiores laboratórios de testes de compatibilidade genética e acompanhamento de transplantados do Paraná

O Laboratório de Imunogenética do Hospital Universitário Cajuru foi criado no ano de 1996 com o objetivo de garantir o suporte necessário aos transplantes renais realizados no hospital, bem como os procedimentos realizados em todo o Paraná.

Atuação ampla e abrangente

Desde sua criação, o Laboratório é considerado referência da Central de Transplantes do Paraná, atendendo um total de 20 equipes transplantadoras de rim, pâncreas, coração, pulmão e medula óssea, atuando na avaliação imunológica do paciente nas fases pré-transplantes e pós-transplantes.

Referência Nacional em Formação

O Laboratório de Imunogenética do HUC também é referência nacional na formação profissional na área de Histocompatibilidade para os Transplantes de Órgãos, realizando o treinamento de estagiários e pelo programa de tutoria do Ministério da Saúde para os laboratórios iniciantes e aqueles que necessitam de atualização.

O Laboratório já recebeu estagiários de quase todo Brasil, além de países como a Colômbia, Equador, França e Sudão. Hoje, conta com 29 funcionários, entre eles, biólogos, bioquímicos, biomédicos e químicos, dos quais, três são especialistas em Histocompatibilidade para os Transplantes de Órgãos, pela Associação Brasileira de Histocompatibilidade e Imunogenética, e outros seis profissionais são qualificados pelos padrões da Associação Americana de Histocompatibilidade e Imunogenética e pela Federação Europeia de Imunogenética como High Technicians.

Há 25 anos, o Hospital Universitário Cajuru trabalha com total dedicação aos pacientes transplantados e aos candidatos a um transplante de órgãos, atuando também no importante cadastro de doadores voluntários de medula óssea no registro nacional – REDOME.

Responsável Técnica do Laboratório de Imunogenética do Hospital Universitário Cajuru

Dra. Cristina de Queiroz Carrascosa Von Glehn

CRBio 8473/03/07

Imunogenicista

Diretora e Responsável Técnica do BIOGEN: Laboratório de Biologia Molecular, Histocompatibilidade e Diagnóstico de Infecções
Especialista em HistocompatibilidadeABH